Páginas

Soldado mal-encarado com arma na mão vira o novo meme; entenda


O fim de uma grande mobilização da polícia do sul da Califórnia, nos Estados Unidos, aliada à busca por um controverso suspeito, fez surgir o mais novo meme da Internet: o “Chocolate Rambo”.
A "brincadeira" surgiu após  o término de uma das maiores caçadas humanas já vistas. O ex-fuzileiro norte americano Christopher Dorne, suspeito de atacar e assassinar policiais, foi encurralado e morto pelo departamento de polícia de Los Angeles, do qual havia sido expulso dias antes.
Após algumas apurações sobre má conduta, a polícia de Los Angeles decidiu abrir um processo disciplinar que levou a expulsão de Christopher no início de fevereiro. Durante essa investigação ocorreram uma série de ataques a policiais, e foi publicado um manifesto online atribuído ao ex-fuzileiro explicando os motivos para os ataques. O documento ainda anunciava “Eu não ficarei vivo para ver meu nome limpo. Essa é a principal questão, o meu nome.”
As buscas da polícia pelo suspeito foram se intensificando, e foram tomadas uma série de medidas autoritárias e inconstitucionais. No entanto, a demora para encontrar Christopher, os motivos para sua reação e as trapalhadas dos agentes da lei aumentaram o número de simpatizantes, admiradores e até fãs do ex-policial.
A partir daí surgiu o meme “Chocolate Rambo”, com uma foto Christopher Dorne ainda no corpo de fuzileiros, com o rosto sem expressão e de óculos escuros, enquanto segura um fuzil. O apelido é uma brincadeira com a semelhança da história do ex-fuzileiro com o enredo do filme Rambo: Programado para Matar.
Já a imagem passa um ideia de soldado destemido, porém o próprio apelido de “Rambo de Chocolate” é questionável, podendo o meme ser encaixado em múltiplos contextos, expressando admiração, escárnio ou até mesmo racismo.
A repercussão do “Chocolate Rambo” gerou críticas contra a brincadeira e atraiu pessoas que vêem Christopher como uma vítima do sistema. Mas ainda assim, há quem encontre graça em algum dos dizeres nos memes.
Essa ambiguidade é demonstrada em um vídeo no YouTube chamado “Chris Dorner: Chocolate Rambo”, que conta a história do ex-fuzileiro como se fosse um thriler de ação de forma sarcástica mas com um forte quê de admiração.
E apesar de o meme ser uma piada confusa, que ainda não encontrou o seu lugar, e a história toda ser muito recente, deverá ser muito explorada, pois em menos de uma semana o MemeGenerator já possui 25 imagens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...